segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Transversalizando

Transversalizando Valores em Novos Contextos Educacionais.

A educação a partir do advento da Internet sofreu uma revolução, que a tornou verdadeiramente diferente de qualquer outro modelo de educação. A escola no mundo globalizado, juntamente com a comunidade escolar e a sociedade civil precisaram se equipar com toda uma infra-estruturar, de forma a provocar uma educação mais dinamizadora e construtivista.

A educação é uma prática social construída através da participação, do diálogo, e dos significados da colaboração entre os indivíduos. Dentro desta contextualização da educação e da tecnologia, a web 2.0 promove as facilidades do ensino, através das inteligências coletivas e da sabedoria multidisciplinar.

Os materiais didáticos são ferramentas que devem estar alicerçados dentro de um sólido modelo pedagógico. O aprendizado se dá a partir da interação desses materiais didáticos, que podem ser preparados especialmente, para promover um melhor aproveitamento por parte dos alunos.

A sociedade do conhecimento é mais complexa, pois exige um constante estudo para o aperfeiçoamento das técnicas a serem utilizadas, mais também é mais flexível, permitindo o aluno cursar ao mesmo tempo diversos cursos.

Com essas tecnologias se espalhando pelo mundo, a educação a distância foi ganhando notoriedade. As vantagens proporcionais pelo ensino a distância são diversas: pois, atinge uma clientela numerosa, há maior flexibilidade do espaça e do tempo dos estudos que podem ser desenvolvidos em lugares e momentos mais adequados para cada aluno, é estendida para uma clientela heterogênea,quando se trata de faixa etária,etc.

Neste sentido a “educação a distância é uma estratégia para operacionalizar os princípios e os fins da educação permanente e aberta, de tal maneira que qualquer pessoa independente do tempo e do espaço, possa converter-se em sujeito protagonista de sua própria aprendizagem, graças ao uso sistemático de materiais educacionais, forçando por diferentes meios e formas de comunicação (Martinez, 1985).

A agricultura, as indústrias, os serviços em geral tem se inserido neste novo modelo tecnológico e informacional. E os cursos à distância têm crescido muito no Brasil e países emergentes, visto que há anos a educação à distância esta sendo disseminada no mundo.

A University of London, já desenvolvia essa modalidade desde os anos de 1858. Diversos personagens da história mundial tiveram seus nomes entre esses alunos que aprenderam a distância e até ganharam prêmio Nobel: Mahatma Gandhi, Nelson Mandela, Wole Soyinka e outros.

As tecnologias são diversas e o uso dos satélites na transmissão das teleaulas com sinal digital está a cada dia ganhando espaço, os trabalhos impressos e os livros didáticos de aprendizagem sofrem grandes mudanças para atenderem as necessidades vigentes. As videoconferências, as defesas e atividades interativas, também têm sido constantemente Usadas.

E-learning tem dado acesso ao conhecimento e a certificação àqueles antes excluídos, hoje chega a atender 14% da população com necessidades especiais, e possibilitando uma educação continuada a toda a população economicamente ativa.

A transversalização do saber tem dirigido as escolas e empresas em geral, a necessidade de criação de redes, de nos, com mais abragência e fluídes dessas informações. Os recursos educacionais abertos pela Google Book Search, o desempacotamento das funções de EAD e também as práticas de ensino de contrato são no momento de muita demanda.

Os nativos digitais têm, naturalmente, mais facilidade de lidar com todas essas inovações, enquanto os mais tradicionais precisam de cursos de aperfeiçoamento e capacitação para adentrarem nesses ambientes. Novas leituras são exigidas por partes desses provedores da Google-power browse, surfing(skimming,scanning,boucing(pulando)buscas horizontais,etc.

As universidades abertas no Reino Unido datam dos anos “70”, e em toda a Ásia já existem em torno de 70 atendendo mais de 2milhões de alunos. No Paquistão a Open university está atendendo mais de 1,5 milhões de pessoas e na china central através do Rádio-TV universidade está atendendo cerca de 1,5 milhões de pessoas.

Na Indonésia a Universidade Tertuka está atendendo mais ou menos 700 pessoas e no Brasil a Universidade Aberta está ganhando notoriedade.Em todos os recantos do globo as fronteiras da educação são abraçadas pelo uso dessas tecnologias ou quando não,se fazem desejosos dessas ferramentas.

O mundo globalizado, fez com que o modo de produção capitalista ditasse certos paradigmas, e a rapidez e a disseminação de soluções fossem a cada instante confrontados uns com os outros, e a necessidade de respostas otimizadas são de suma importância para o mercado financeiro e econômico.

Educar o indivíduo hoje requer habilidades com relação às TIC, s(tecnologias da informação e do conhecimento), porque o homem está a cada momento, principalmente a partir dos anos “80” sendo envolvido por essas tecnologias e não percebê-las é atrofiar-se, ou mesmo extirpar-se do mercado global.

Porém, é importante que esta tecnologia de ponta que a cada momento se torna vencida por outra, já que os adventos são repentinamente substituíveis; que o homem saiba filtrar as informações para a formação do seu cabedal de conhecimento de conhecimento, e para isso é imprescindível a conscientização de suas reais necessidades e de seus valores, para que não se torne um fantoche do consumismo e do ódio.

A escola precisa da tecnologia para a ascensão do crescimento do corpo docente e discente, mas se precaver para o uso dessas ferramentas, TIC, s exige, primeiramente, uma visão do indivíduo e da sociedade como um todo, onde toda unanimidade está fadada ao fracasso.

A partir dos anos 80, o mundo vem migrando para as novas formas de trabalho, onde o modo de produção capitalista obriga as empresas e entidades públicas, os indivíduos e as escolas a mudarem seus paradigmas.

A idéia de um sistema de administração dentro de uma visão holística e dirigida para que os recursos humanos, não é novidade, pois já Sun Tzu(filósofo chinês)assim,procedia há mil anos A.C.Ele mostrava que a liderança exercida sobre importância dos valores humanos,e as empresas japonesas aplicavam estes métodos desde os anos “50”,através dos “Kaizer”e destacava a importância do controle de qualidade dos produtos automotores e dos produtos internacionais.

A educação dentro dessa perspectiva, da tecnologia deve atenar-se para não maquiniaz as pessoas, pois o capital humano sempre deve ser entendido como o maior patrimônio, de qualquer empresa, etc,mas exigir desses funcionários melhores adventos e criatividades é de suma importância.

Com a modalidade a distância de ensino e aprendizagem, a tutoria quando associada as diversas técnicas,possibilita oferecer a um grande número de alunos,um atendimento individualizado,que leva em conta suas características e seu ritmo de aprendizagem(Holmberg,1986).O que antigamente era feito através do papel, da máquina a vapor, da imprensa, do rádio, televisão etc. agora em frações de segundo é reproduzido com uma tecnologia de ponta, 3d e com mais qualidade .

Em decorrência desse processo evolutivo, atualmente vivenciamos uma das mais significativas revoluções, denominada como: a era da tecnologia digital, que proporciona aos diversos setores da sociedade maneira bem mais simplificadas na ótica dfa comunicação e da interação tecnológica.

No ambiente escolar o processo de ensino aprendizagem é exercido por meio da transmissão de conteúdos, ou seja, o professor transmite aos seus alunos informações especializadas de sua disciplina e, aos alunos, cabe então assimilá-las de maneira mecânica e por memorização (KUARK & MUNIZ, 2008 p.24)

As redes sociais, que são as pessoas conectadas através da internet desempenham uma infinidade de oportunidades das pessoas se relacionarem e exercerem suas opiniões e idéias, em toda a parte do mundo.

Hoje, o professor está trabalhando cada vez mais de maneira, construtivista, onde a aprendizagem é construída com o significado especial, que possa ser mostrado a outras pessoas e, portanto, sugere uma forte relação entre projetar e aprender (MALTEMPI, 2008, p.155).

Os usos das tecnologias digitais anulam as distâncias e promovem a eclosão de um tipo fenomenológico de conhecimento que, já existia desde muito tempo, mas que não era percebido, por conta da marcha reduzida, enquanto agora é muito acelerada.

O mundo atual permite que se possam fazer tudo que se queira fazer, através do uso das ferramentas digitais, onde as pessoas ficam perplexas com as inovações constantes das ciências da comunicação e da tecnologia. Mas, é bom entender que as redes sócias são uma coisa e a tecnologia que nos são oferecidas são outra coisa.

O contexto atual submete o professor à busca por novas estratégias metodológicas para superar o trabalho mecânico existente no cotidiano escolar e reconhecer que ensinar não é transferir informação,mas criar possibilidades para a construção de conhecimentos e sua contextualização em ambientes de aprendizagem(FREIRE,2002,p.21).

Quando há a junção das redes de comunicação e as tecnologias disponíveis, há a tal estrada do futuro, a qual Bill Gates destacou no seu livro na última década. Ele destacou a criação das infovias que, podem ligar nosso planeta, através das plataformas digitais, etc.

Estas ferramentas digitais são: Ambiente Educacional de Aprendizagem web, disco virtual,rede social educacional,agenda,conteúdo multimídia,portal do educador,correio eletrônico,ambiente virtual de aprendizagem,blogs,etc.

As escolas e empresas em geral estão cada vez mais procurando aperfeiçoar suas tecnologias digitais, e já se disponibilizam no mercado inúmeros softwares tais como o Moodle,Visual class,e outros que permite que os professores, ou melhor, os novos colaboradores repassem seus conhecimentos exercendo o domínio dessas ferramentas.

A plataforma do Moodle é uma ferramenta de gestão de cursos a distância. É um software desenhado para que os professores possam criar suas aulas mais facilmente, e com mais qualidade no processo de produção destas. As ferramentas Moodle também podem ser chamadas de LMS (Learning Management systems) que significa gerenciamento de Aprendizagem, ou Ambientes Virtuais de Aprendizagem.

O Moodle promove uma interação social-construtivista, que inclui colaboração, reflexão crítica, permitindo assim maior interação e também, integração entre a comunidade virtual.

O Moodle é desenhado de forma modular, e permite uma grande flexibilidade para adicionar, configurar ou para remover funcionalidades, em diversos níveis. Desta forma com o uso adequado dessa ferramenta há possibilidades de repassar os conhecimentos das formas as mais variadas e eficientes.

Então o Visual Class é um software de projetos de multimídia, onde se pode utilizá-lo para proferir palestras, seminários, treinamento de pessoal, sendo assim o visual Class é de fácil manuseio e facilita a expansão de cursos a distância. Com o Visual Class é possível aplicar 14 tipos de exercícios diferentes.

O colaborador pode desenvolver testes de múltipla escolha, fazer testes de vestibulares, preenchimento de lacunas, ligar e associar,arrastar e soltar,etc.Com estes mecanismos o aluno pode vivenciar inúmeras experiências nas diversas áreas do saber,e interagir de melhor forma com os demais alunos.

Os tipos de arquivos lidos no Visual Class são: De Imagens-BMP, WMF, ICO, TIFF, JPG, GIF, PCX; Vídeos-AVI, MOU, MPEG, WMV; Animações Próprias; Sons-WAV, MIDI, MP3; Textos-DOC, RICH TEXT, HTML, PDF.

O software Visual Class já está sendo utilizado por mais de 500.000 usuários no Brasil e em outros países: Peru, Japão, EUAetc.a utilização deste programa tanto pode ser da forma tradicional,onde o professor cria as aulas ou da forma que os alunos criam seus conteúdos,o professor neste último caso apenas orienta e avalia o processo de desenvolvimento e criação.

O professor deve usar essas ferramentas para transmitir o ensino e a aprendizagem de forma mais dinâmica e democrática. E também, usar sua criatividade e forçar os alunos a também usarem as suas, e no conjunto propiciar um ambiente flexível, onde todos se divirtam com responsabilidade, e desenvolvam suas experiências.

O verdadeiro educador é aquele que sabe conduzir seu aluno na busca no acesso à informação necessária de modo que possa orientá-lo no processo de construção de conhecimento, interagindo com seu aluno enquanto ser humano em que tem sensibilidade para receber e atender às suas necessidades e aos interesses pessoais – tarefa que o computador não pode desempenhar bem (LEITE, 2008 p71-71).

O Smart Board é uma lousa interativa, que também tem sido usado nas escolas, e em entidades públicas e privadas, onde é possível o acesso e o controle dos seus aplicativos. As informações são postas através da internet ou através de outros recursos do computador.

Com esta opção de transmissão de conhecimentos e informações, pois, este quadro tem uma superfície muito sensível ao toque, através dos dedos ou de canetas apropriadas, o professor pode dinamizar sua aula e consultar web sites, softwares específicos, apresentar amostras de ciências, e ainda viajar virtualmente.

Então, com o Smart Board, o professor e os alunos têm uma interação com mais profundidade. O aluno aumenta sua motivação e tem seu desempenho melhorado, por conta desse dinamismo e opções variadas de criações, através do imaginário, tornando assim essa experiência uma forma única de participação nos locais de estudos.

Quando a aula acaba, o conteúdo que foi dado, que normalmente, é uma soma de documentos que foram formados em variadas formas, pode ser repassado aos alunos e outros, para uma confrontação e melhoramento, etc. Podendo-se usar também flashes, breeze, da macromedia,para arquivar os conteúdos da multimídiaetc.Então,o uso dessas tecnologias permite o professor a desenvolver de forma mais confortável seu conteúdo programático.

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